Dos Gracie ao domínio do UFC, conheça a história do MMA - Capitulo 7
7. Expansão mundial, a volta do UFC ao Brasil e monopólio
Já consolidado nos Estados Unidos como esporte mais rentável do país e tendo feito o valor da marca pular de US$ 2 milhões para US$ 2 bilhões em menos de dez anos, a Zuffa começou a desbravar o mundo. Após conquistar um público cativo na Inglaterra e no Canadá, Dana White levou o evento para Alemanha, Austrália e Emirados Árabes nessa etapa de expansão.
Além de chegar a países inéditos, o segundo passo domínio mundial foi voltar a locais onde o evento tinha estado na fase do vale-tudo. Depois de estrear no país em 1998, em São Paulo, o UFC volta ao Brasil neste ano, agora no Rio de Janeiro. Outro local que está nos planos de Dana White, já para 2012, é o Japão, onde esteve quatro vezes entre 1997 e 2000. Outra característica do Ultimate nas mãos da Zuffa e que se acentuou nos últimos anos foi a política de aquisição de eventos concorrentes. O primeiro foi o próprio Pride, mas esse já tinha falido. Depois foi o WEC, que inicialmente se tornou um torneio para categorias mais leves de peso, mas depois foi completamente anexado pelo UFC. Já em 2011, foi a vez de o Strikeforce ser comprado, criando um verdadeiro monopólio da Zuffa no MMA.
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